Projetos de Extensão em Andamento

EMdiálogo – MEC. Portal Ensino Médio Emdiálgo: Articulando Rede de Universidades com Ensino Médio Inovador – A Escola de Trabalho da Universidade Federal do Pará

O projeto tem por objetivos estruturar a rede de universidades que atuam junto ao portal Ensino Médio EMdiálogo; fomentar o diálogo entre alunas/os, professores/es e pesquisadoras/es da juventude, bem como ampliar a produção do conhecimento sobre os jovens e a relação com a escola, o projeto visa ampliar e potencializar as ações desenvolvidas pelo projeto “Diálogos com o Ensino Médio” por meio do Portal EMdiálogo. O portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br) tem por objetivo estimular e contribuir para o diálogo entre todos os interessados na melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil. Conta ainda com a interveniência da FADESP para a execução financeira.

Financiamento: MEC/FNDE – auxílio à pesquisa.

Equipe envolvida:

DOUTORES
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)
Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA)
Profa. Dra. Elinilze Guedes Teodoro (IFPA)
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Maués de Lima (UEPA)
Prof. Dr. Doriedson S. Rodrigues (UFPA)
GRADUANDOS
Lorena Teixeira da Silva
Thales Campelo de Figueiredo

Projeto de Valorização e Qualificação para a Implementação do Ensino Médio Integrado nas Escolas de Educação Profissional do Pará – PIBID.

O projeto tem por objetivo qualificar os licenciados em Pedagogia da Universidade Federal do Pará para atuarem nas Escolas Tecnológicas da Rede Estadual, sediadas na Região Metropolitana em Belém. Será desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE que tem se ocupado de pesquisas e ações formativas na área de trabalho e educação, focando em especial na educação profissional paraense, contribuindo para o desenvolvimento regional à medida que os resultados de suas pesquisas e ações formativas vêm servindo de instrumentos balizadores para as políticas públicas de formação de trabalhadores no Estado do Pará.

Financiador: CAPES (Bolsa e auxílio financeiro).

EMdiálogo – PROINFO 2013 / A Inclusão Sócio-Digital No Cotidiano Das Escolas Estaduais De Ensino Médio Do Estado Do Pará

O projeto visa capacitar estudantes e professores do ensino médio para a utilização de redes sociais e usos criativos de mídias. Esta ação é diretamente vinculada ao Portal eletrônico EMdiálogo, que tem como ação principal finalidade estimular o diálogo entre professores e estudantes na melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio do Brasil através da utilização das tecnologias da informação e comunicação. Tal projeto tem por objetivo, promover a inclusão sócio-digital para os alunos do ensino médio do Estado do Pará, potencializando ações educativas.

Financiamento: MEC/FNDE – Bolsas

Equipe envolvida:

Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo – Coordenador

Prof. Esp. Frederico dos Remédios Corrêa – Formador

Profª Msc. Jaqueline do Nascimento Rodrigues – Formadora

Profª Esp. Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz – Formadora

Profª Esp. Manuela Tavares Santos.

Pedagógicas Integradoras em Educação Profissional

Este projeto possibilitou a criação de um laboratório interdisciplinar de formação de professores oriundos dos cursos de Licenciatura Plena da Universidade Federal do Pará e demais profissionais envolvidos em processos de ensino aprendizagem, para atuarem nas escolas públicas de educação profissional de nível médio do estado do Pará. Seu principal objetivo é colaborar para a formação de docentes e técnicos educacionais familiarizados com a realidade do ensino técnico e preparados para o enfrentamento dos desafios de promover uma educação integrada nas escolas públicas estaduais. O Laboratório funciona como espaço de uso comum dos alunos das licenciaturas (previamente cadastradas, que demonstrem interesse em participar do projeto) e de pedagogia da UFPA destinado a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar e uso de tecnologias da informação e comunicação TICs, a experimentação de práticas de ensino, de avaliação e de organização curricular.

Financiamento: CAPES

Equipe envolvida.

DOUTORES
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)
Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA)
Profa. Dra. Elinilze Guedes Teodoro (IFPA)
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Maués de Lima (UEPA)
Prof. Dr. Doriedson S. Rodrigues (UFPA)
DOUTORANDOS
Ana Paula Vieira e Sousa.
João Paulo da Conceição Alves (SEED/AP)
João Batista do Carmo Silva (UFPA)
Riane Conceição Ferreira Freitas (TJ/PA)
MESTRES
MSc. Ana Maria Raiol (SEDUC/PA)
MSc. Heloisa Helena Meireles Bahia
MSc. Jaqueline do Nascimento Rodrigues (SEMEC/BELÉM)
Msc. Manuela Tavares santos (SEMEC/BELÉM)
MSc. Heloisa Helena Barbosa Canali (NPI/UFPA)
MESTRANDOS
Antônia Marcia Meireles (SEDUC/MA)
Janete Benjamin (UEPA)
Rosangela Mendes Costa (SEDUC/AM)
Sonia Campelo (SEPOF/PA)
Silvianilza Bahia
Solange Silva (UFPA)
Wanda Mara Meguins Matos (SEED/AP)
ESPECIALISTAS
Frederico dos Remédios Corrêa (SEMED/Bragança-PA)
Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz

Trabalho Escravo

Ementa:A pesquisa encomendada pela DRT – Delegacia Regional do Trabalho do Pará tinha como objetivo a oferta de subsídios para a definição de uma política institucional de combate ao trabalho escravo. Ele está constituído das seguintes partes: 1) introdução à temática apresentando a caracterização legal do trabalho escravo contemporâneo, a utilização da dívida como instrumento de cerceamento ao trabalhador e os maus-tratos impostos aos trabalhadores rurais escravizados; 2) a caracterização da situação do trabalho escravo no Brasil e no Pará; 3) o cenário da atuação institucional no MTE e na DRT-PA; 4) as questões legais que envolvem o tema, destacando-se as matérias que estão em tramitação no Congresso Nacional; e 5) a apresentação de diretrizes e ações para o combate ao trabalho infantil no Estado do Pará.

Financiamento: Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho no Estado do Pará

Equipe envolvida:

Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo.
Pedagogo Frederico dos Remédios Corrêa.

RELATÓRIO

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