Pesquisas Concluídas
A formação por alternância enquanto estratégia de integração de saberes na formação de trabalhadores
2022 – 2024
Descrição: Projeto de intercâmbio de pesquisa entre a Universidade Federal do Pará, a Université de Tours-Fr, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal de Pernambuco apresentado à Chamada CNPq n 26/2021. A formação por Alternância é o tema desse projeto. Uma Pedagogia da Alternância pode ser entendida a partir do seu princípio fundamental: a articulação entre estudo-trabalho. Na atualidade a Alternância assumiu diferentes formas e é utilizada como estratégia para formação de trabalhadores rurais e urbanos sendo recomendada por diferentes organizações de trabalhadores, empresariais e organismos internacionais vinculados à educação. Seu foco será nas estratégias de integração de saberes e, em particular, na integração de saberes sistematizados e saberes experienciais requeridos em processos de formação de trabalhadores que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Quais os dispositivos metodológicos utilizados nos diferentes processos de formação de trabalhadores em alternância que favorecem uma integração de saberes e revelam potencial para promover a autonomia dos indivíduos em formação? Essa é a nossa questão central. Nossa hipótese é de que alguns dispositivos pedagógicos são estratégicos para que a alternância cumpra a sua finalidade histórica de escolarizar e qualificar os sujeitos, mas assegurando-lhes ferramentas para a sua autonomia como sujeito-profissional. Dois desses dispositivos é o Plano de Estudos e o caderno de realidade, que favorecem aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva sobre a sua ação e a articulação entre os saberes pessoais com os saberes tecnocientíficos. Os caminhos para o levantamento, tratamento e análise dos dados serão trilhados numa sistemática de intercâmbio com o trabalho face a face de pesquisadores das instituições envolvidas, possibilitada pelas missões de estudo previstas, de doutorado sanduíche e de pós-doutorado..
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes:
Ronaldo Marcos de Lima Araujo – Coordenador
Ramon de Oliveira
Paolo Nosella
Doriedson do Socorro Rodrigues
Ana Paula Vieira e Souza
Egídio Martins
GILMAR PEREIRA DA SILVA
Benedita Alcidema Coelho S. Magalhães
Luciane Teixeira da Silva
Samuel Renier
Catherine Guillaumin
João Batista de Deus
Emmanuel Rusch
Melpomeni Papadopoulou
Gwenaël Boudjadi
Jean-Denis Aubry
Cláudia dos Santos Oliveira
Danielle Rodrigues Dias
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10
Número de orientações: 2
DIAGNÓSTICO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DO PARÁ
Apresentação: A partir de uma demanda posta pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará à Universidade Federal do Para elaborou-se uma proposta de pesquisa com o objetivo de subsidiar a Política Estadual de Justiça e Direitos Humanos da SEJU-DH, nas linhas especificas de pesquisa nos setores pertinentes a Justiça e aos Direitos Humanos. Dentre as varias atribuições políticas da SEJU-DH destaca-se a formulação de diretrizes gerais de avaliação das políticas publicas voltadas para a Justiça e Direitos Humanos no Estado do Pará, assim como a articulação dessa política com os Conselhos Estaduais que visem defender os interesses de grupos e segmentos sociais atingidos pela lógica da exclusão e do preconceito social. Ainda, sob a coordenação da SEJU-DH, cabe a articulação entre a Superintendência do Sistema Penal – SUSIPE e a Defensoria Publica, bem como, a realização da Conferencia Estadual de Direitos Humanos e Equidade Social.Visando contribuir para a construção e coordenação das políticas de direitos humanos no Estado do Pará colocou-se esta proposta de pesquisa que resultou na construção do DIAGNÓSTICO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DO PARÁ. Este diagnóstico deverá foca nas seguintes áreas prioritárias definidas pela SEJU/PA:
Igualdade racial e étnica;
Condição sexual;
Condição etária;
Portadores de deficiência física e transtorno mental;
Cidadania;
Usuário de entorpecentes; e
Trabalho escravo.
Financiamento: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará
Período de execução: março a julho de 2007.
Equipe de Pesquisadores:
Profº Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araújo – UFPA (Coordenador)
Profª Drª. Adriana Fonseca de Azevedo – UFPA
Profº Dr. Armin Mathis – UFPA
Profª Drª. Maria Antonia Cardoso Nascimento – UFPA
Auxiliares de pesquisa:
Rosineide de Belém Lourinho dos Santos – mestranda em educação – UFPA
Frederico dos Remédios Corrêa – especialista em educação – UFPA
Apoio Técnico:
Frederico dos Remédios Corrêa
AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (2001 – 2003)
Objetivo geral: Este projeto buscava analisar, à luz da pedagogia histórico-crítica, as reformas educacionais instituídas na década de 90 referentes à formação do profissional da educação básica, buscando examinar, em particular, o significado e as implicações das mudanças do perfil do profissional de educação balizadas na noção de competência.
Financiamento: CNPq.
Equipe envolvida:
Profª Olgaíses Cabral Maués -Coordenadora
Profº Ronaldo Lima Araujo
Carlos Eduardo
Renise Xavier
Aldenora Martins de Lima
Adalcilena Café.
RELATÓRIO FINAL
A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA INCORPORADA NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2001 – 2003).
Objetivo geral: Este buscava analisar a apropriação da noção de competência nas políticas de regulação da formação de professores registradas em documentos oficiais de circulação nacional, procurando identificar e analisar as matrizes teóricas da(s) noção(ões) de competência incorporada(s) nas políticas de formação de professores e verificar seus significados, em termos de limites e possibilidades, para o desenvolvimento da capacitação profissional.
Financiamento: CNPq / CAPES-Procad.
Equipe de pesquisa:
Profº Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA) – coordenador
Profº Dr. Gilmar Pereira da Silva (UFPA)
Profº Dr. Justino de Souza Junior (UFMG) – consultor
Profº Dr. Fernando selmar Fidalgo (UFMG) – consultor
Profª Msc. Elinilze Guedes Teodoro (CEFET-PA)
Pedagoga Deusa Martins Lobato (discente de especialização)
Raimunda do Socorro Rodrigues (mestranda)
Verônica de Lima Carneiro (mestranda)
Elinilze Guedes Teodoro (mestranda)
Rosineide de Belém Lourinho dos Santos (mestranda)
Cristiane Silva de Almeida (mestranda)
Aldenora Martins de Lima (Bolsista PIBIC-CNPq)
Sabrina Konde Koury (Bolsista PIBIC-CNPq)
Rute Costa Galvão (Bolsista PIBIC-CNPq)
Viviane Guimarães da Silva (Bolsista PIBIC-CNPq)
Renise Xavier Tavares (Graduanda de Pedagogia)
AS PRÁTICAS FORMATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO PARÁ: EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2008 – 2010).
Ementa: Tem como foco de pesquisa as práticas formativas em educação profissional no Pará. Buscamos analisar as práticas formativas propostas e experimentadas nas instituições de educação profissional sediadas no Estado do Pará, em particular na Região Metropolitana de Belém, a partir de um quadro de referências balizado no materialismo-histórico. Tendo como procedimento de pesquisa, a análise documental-bibliográfica e a documentação direta, buscamos responder se existe uma didática ou uma pedagogia da educação profissional e, a questões relativas aos processos de definição dos conteúdos e dos objetivos de ensino, da organização curricular e das estratégias formativas e de avaliação implementadas pelas instituições de educação profissional. Esta pesquisa deve orientar uma avaliação mais aprofundada das possíveis mudanças qualitativas nas ações empreendidas pelas instituições e permitirá o planejamento racional das críticas e das proposições de ações de formação que visem à qualificação do trabalhador.
Período: 2008 – 2010
Financiamento: CNPq
Equipe envolvida:
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo – UFPA (Coordenador)
Prof. Dr. Gilmar Pereira – UFPA
Prof. Justino de Souza Junior – UFMG
Prof. Msc. Leandro Klineyder – UFPA
Prof. Msc. Doriedson do Socorro Rodrigues (doutorando 2008 – UFPA)
Profª Msc. Elinilze Guedes Teodoro (doutoranda 2007 – PUC/RJ)
Profª Msc. Maria Auxiliadora Maués de L. Araújo (doutoranda 2008– UFPA)
Profª Esp. Deusa Martins Lobato (mestranda 2008 – UFPA)
Profª Esp. Elizabete Batista Ramos (mestranda 2008 – UNB)
Profª Esp. Heloisa Helena Barbosa (mestranda 2008 – UFPA)
Profª Esp. Rejane do Socorro da Silva Carvalho (mestranda 2008 – UNB)
Profª Esp. Rosineide de Belém Lourinho dos Santos (mestranda 2007- UFPA)
Profª Esp. Sandra Suely da Silva Gomes (mestranda 2007- UFPA)
Frederico dos Remédios Correa (especialização 2008 – CEFET/PROEJA)
Rute Costa Galvão (especialização 2008 – CEFET/PROEJA)
Adriane Suely Rodrigues do Nascimento (Bolsista de IC 2007 – UFPA)
Jaqueline do Nascimento Rodrigues (Bolsista de IC 2007 – UFPA)
Manuela Tavares Santos (Bolsista de IC 2008 – UFPA)
Bruna de Moraes Damasceno (Bolsista de IC 2009 – UFPA)
Lívia Fernanda Nascimento dos Santos (Bolsista de IC 2009 – UFPA)
Colaboradores:
Msc. Carlos Moreira (SEDUC-DEMP)
Msc. Cristiane Silva de Almeida
Msc. Sonia de Fátima Rodrigues dos Santos (CEFET-PA)
Msc. Verônica Lima Carneiro (BASA)
Esp. Aldenora Martins (SEDUC – DEMP)
Felipe Leonardo Teixeira (Pedagogia – UFPA – Voluntário)
Relatórios de Bolsistas
EXPERIÊNCIAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO PARÁ
Ementa:O objetivo central deste projeto de pesquisa é investigar e sistematizar as estratégias de ensino integrado desenvolvidas em instituições de educação profissional sediadas no Estado do Pará. Portanto, visa sistematizar experiências que tenham a idéia de ensino integrado como sua referência e, assim, dar continuidade às pesquisas desenvolvidas no GEPTE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação Na pesquisa deverá ser privilegiado o estudo de experiências de ensino integrado orientadas por uma perspectiva referenciada na Filosofia da Práxis. Assim, não deverão ser objeto de estudo experiências assumidamente integradoras, mas orientadas por uma lógica pragmática e utilitária de formação. Identificam-se com esta perspectiva experiências focadas na chamada Pedagogia das Competências, que se propõe integradora, ou nas idéias de Centros de Interesse ou na Pedagogia de projetos. Para Santomé (1998) os limites destes projetos de integração têm a ver com a sua base pragmática e sua perspectiva de formação de pessoas adaptáveis. Assumimos, portanto, como problema a ser enfrentado na pesquisa, a pouca sistematização de experiências pedagógicas orientadas pelos pressupostos da Filosofia da Práxis que, no limite, subsidiam formulações a idéia de ensino integrado.
Período: 2009 – 2011
Financiamento: CNPq
Equipe envolvida:
Prof. Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo – UFPA (Coordenador)
Prof. Dr. Gilmar Pereira – UFPA
Prof. Dr. Justino de Souza Junior – UFMG
Prof. Msc. Fabrício Araão dos Reis – UFPA
Prof. Msc. Doriedson do Socorro Rodrigues (doutorando 2008 – UFPA)
Profª Msc. Elinilze Guedes Teodoro (doutoranda 2007 – PUC/RJ)
Prof. Msc. José do Egypto Soares (doutorando 2009 – UFPA)
Profª Msc. Maria Auxiliadora Maués de L. Araújo (doutoranda 2008– UFPA)
Profª Msc. Rosineide de Belém Lourinho dos Santos (IFPA)
Profª Msc. Sandra Suely da Silva Gomes
Profª Msc. Verônica Lima Carneiro (doutoranda 2009 – UFPA)
Profª Esp. Adriana Maria Souza Porto (mestranda 2009 – UFPA)
Profª Esp. Ana Cristina de Moraes (mestranda 2009 – UFPA
Prof. Esp. Egydio Martins (mestrando 2009 – UFPA)
Profª Esp. Elvira Alzira da Fonseca (Mestranda 2008 – UNB)
Prof. Esp. Érbio Silva (mestrando 2009 – UFPA)
Profª Esp. Deusa Martins Lobato (mestranda 2008 – UFPA)
Profª Esp. Heloisa Helena Barbosa (mestranda 2008 – UFPA)
Prof. Esp. Frederico dos Remédios Correa (SEDUC)
Profª Esp. Rute Costa Galvão (SEDUC)
Adriane Suely Rodrigues do Nascimento (especialização – UFPA)
Jaqueline do Nascimento Rodrigues (especialização – UFPA)
Manuela Tavares Santos (especialização – UFPA)
Bruna de Moraes Damasceno (Bolsista de IC 2009 – UFPA)
Lívia Fernanda Nascimento dos Santos (Bolsista de IC 2009 – UFPA)