XIII Seminário Nacional sobre Trabalho e Educação: Trabalho e Educação na Amazônia, reformas educacionais e a formação dos(as) trabalhadores(as)
O XIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, REFORMAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOS(AS) TRABALHADORES(AS) tem como finalidades:
I. Fortalecer as ações de pesquisa e de formação na graduação e pós-graduação em torno da relação entre trabalho e educação, tomadas a partir da atual conjuntura política, econômica, social e cultural brasileira;
II. Fortalecer ações de diálogo dos(as) pesquisadores(as) brasileiros(as) em torno do ensino secundário e da formação de trabalhadores(as);
III. Promover a integração e o diálogo entre pesquisadores(as) e professores(as) da educação básica e superior vinculados a programas de pós-graduação e aos diferentes de grupos de estudos sobre Trabalho, Educação e Reformas educacionais no Brasil;
IV. Proporcionar espaço de discussão e debates sobre as implicações das ações em torno da reforma do Ensino Médio na conjuntura dos últimos anos;
V. Promover um espaço de discussão sobre a Pedagogia da Alternância como modelo formativo no Brasil;
VI. Proporcionar um espaço de discussão a integração de saberes;
VII. Envolver as instituições de ensino formais e não formais no âmbito das discussões dos novos desafios para educação brasileira;
VIII. Promover a melhoria da produção científica e tecnológica nacional sobre o tema central do evento.
HISTÓRICO DO EVENTO
O XIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO constitui-se evento científico de grande porte, promovido e executado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), reunindo pesquisadores(as), professores(as), estudantes de graduação e pós-graduação, membros(as) de associações e instituições da sociedade civil de todo o Brasil.
Neste ano, a 13ª edição do evento enfatizará a temática do “Trabalho e a Educação na Amazônia” com foco nas reformas educacionais vigentes no país, em particular no Ensino Médio, pautadas em interesses privatistas de fundações e institutos ligados ao sistema financeiro, opostas a uma perspectiva de formação humana integral.
Inscrições e maiores informações clique aqui
outubro
2024