Quem Somos
O Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho e Educação - GEPTE, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, iniciou suas atividades no ano de 2001 e tem se ocupado de pesquisas e discussões relativas à área de trabalho e educação, tendo sido mais presente no Grupo o desenvolvimento de ações de pesquisa focadas no ensino médio, na educação profissional, nas políticas educacionais brasileiras de formação de trabalhadores, juventudes e sobre saberes de trabalhadores, mas outros temas da área de trabalho e educação também são tratados.
O GEPTE reúne pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação de diferentes unidades da UFPA e de outras instituições, mas prevalece o vínculo de seus integrantes com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação mantém núcleos na Universidade Federal do Pará, campus de Belém e de Cametá, na UEPA e no IFPA.
A integração no Grupo dá-se por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas ou planos de trabalho que tenham a área de trabalho e educação como eixo constitutivo de sua problemática. Cabe aos pesquisadores o desenvolvimento de projetos de pesquisas aos quais fiquem vinculados os estudantes de graduação e de pós-graduação.
Além das ações de pesquisa o GEPTE tem implementado diferentes projetos de ensino e de extensão, mas sempre vinculados as suas temáticas prioritárias.
No Grupo o diálogo e o debate são estimulados e compreendidos como estratégia prioritária de formação, mas prevalece uma clara opção pelas referências do materialismo histórico. Nesta perspectiva, a relação trabalho e educação é sempre vista sob a ótica do trabalho. São os principais financiadores das atividades de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação a CAPES e o CNPq.
Já são mais de 10 anos de existência voltada essencialmente para os estudos e pesquisas relativos à área de trabalho e educação e a sua consolidação favorece o desvelamento da realidade educacional paraense e estimula o desenvolvimento de novas práticas e políticas educacionais à serviço da formação ampla dos trabalhadores.