A FORMAÇÃO PROFISSIONAL POR ALTERNÂNCIA NO BRASIL E NA FRANÇA: uma estratégia de integração de tempos, de práticas e de espaços de formação de trabalhadores
2021 – Atual
Descrição: O tema do projeto é a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de trabalhadores. Concentra-se, em particular, nas estratégias de integração entre teoria e prática experimentadas em processos formativos que ocorrem parcialmente no ambiente escolar e parcialmente no ambiente de trabalho. Trata-se de um projeto de pesquisa integrada e as ações de pesquisa serão desenvolvidas simultaneamente em instituições selecionadas pela equipe da Universidade de Tours, na França, e da Universidade Federal do Pará, no Brasil, com foco nos processos de transmissão e de apropriação de conhecimentos e nas formas de articulação entre os aspectos práticos e teóricos do conhecimento, tendo o trabalho enquanto elemento integrador. Os resultados da pesquisa devem inspirar práticas de formação, reforçando o caráter integrador que a Pedagogia da Alternância já assumiu na França e que pode assumir no Brasil. Deve, ainda, promover práticas inovadoras de formação de trabalhadores e servir como estratégia de enfrentamento ao chamado apagão educacional brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (12) .
Integrantes:
Ronaldo Marcos de Lima Araujo – Coordenador
DORIEDSON
Egídio Martins
GILMAR PEREIRA DA SILVA
Benedita Alcidema Coelho S. Magalhães
Ana Paula Vieira e Souza
Luciane Teixeira da Silva
Samuel Renier
Catherine Guillaumin
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13
Número de orientações: 5
outubro
2024